Atmosfera Terrestre: Composição e História


Escrito por:Guilherme Tebaldi   @   30 April 2012 0 Comentários

 
atmosferaHá bilhões de anos, quando o planeta estava em formação, começa a ocorrer a liberação de gases, com a formação de uma camada chamada atmosfera que envolve a superfície da crosta terrestre, A decomposição do vapor d’água deu origem ao oxigênio, quando o planeta esfriou, parte desse vapor passou para o estado líquido, originando os primeiros oceanos. Nos oceanos surgiram as primeiras algas, que captavam gás carbônico e produziam oxigênio, assim surgiu o oxigênio na atmosfera, que se estruturou em camadas verticais. Horizontalmente, as massas de ar deslocam-se, fazendo mudar o tempo e caracterizando diferentes tipos de climas e ambientes em todo o planeta.

A atmosfera é formada pelos seguintes gases: nitrogênio (78%), oxigênio (21 %) e gás carbónico. Contém ainda gases raros (são chamados de raros porque existem em quantidades muito pequenas), partículas de poeira e vapor d’água, com mais ou menos 800 km de altitude, a atmosfera é formada por várias camadas, para os seres humanos as mais importantes são a troposfera, a estratosfera e a ionosfera.

quais atmosferas terrestres

Troposfera: atinge cerca de 12 a 18 km de altitude acima da superfície terrestre. É a mais im- portante das camadas, pois é nela que acontecem todos os fenômenos que interferem no ambiente terrestre, como chuvas, umidade, ventos e nuvens. É nela também que encontramos mais de 80% dos gases existentes na atmosfera. O tempo é o estado momentâneo da atmosfera de um local. Por exemplo, num mesmo dia podemos ter calor de manhã, chuva e frio no final do dia. Portanto, num mesmo dia podemos ter vários tipos de tempo.

atmosfera terrestreEstratosfera: fica acima da troposfera com altitudes que vão de 12 a 18 até 60 ou 80 km acima da superfície terrestre. É ela que contém a camada de ozônio, que é responsável pelo processo de filtragem dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, sem o qual a vida não seria possível. O clima é a sucessão habitual dos estados do tempo medido durante um longo período (no mínimo 30 anos), ou seja, o conjunto de características do tempo de um determinado lugar da superfície da Terra, Assim, o conhecimento do clima de qualquer lugar depende das observações e análises, durante anos seguidos, do comportamento dos elementos que constituem o tempo.

Ionosfera: estende-se mais ou menos de 40 a 700 km de altitude. É importante porque reflete muitas ondas radiofônicas e devolve-as para a superfície, possibilitando a transmissão de rádio entre áreas muito distantes.

Categoria: Publico 0 comentários

Mais páginas sobre Atmosfera Terrestre: Composição e História

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

Previous Post
«
Next Post
»
G-scale designed by Make Your Own Website In conjunction with Web Hosting   |   Watch Movies Online   |   Computer Repair