Bob Marley: Frases, História e Músicas


Escrito por:Guilherme Tebaldi   @   29 April 2012 4 Comentários

 

bob marleyNo dia 6 de fevereiro de 1945, em Sanit Ann, interior da Jamaica, nascia Robert Nesta Marley, mais comumente conhecido Bob Marley que se tornou um dos mais conhecidos músicos de reggae de todos os tempos, além de ser compositor, um excelente guitarrista, cantor e de quebra, filósofo jamaicano. Conhecido como Charles Wesley dos ratafáris, já que Marley divulgava a religião através das suas músicas e lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.

Mesmo tendo uma juventude difícil, por ser discriminado devido a ter baixa estatura, e morar em uma favela de domínio de negros e Marley ser mulato, pode desenvolver uma personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas que afligiam a todos, como a desigualdade social.

Suas experiências musicais começaram com o ska e depois foi para o reggae pois este estava em desenvolvimento, juntamente com dois celebres músicos, Peter Tosh e Bunny Wailer, mas deixariam o grupo, para começarem um carreira solo, por sinal, muito bem sucedida. O empenho e trabalho de Bob Marley, foi responsável pela introdução da cultural da música reggae fora da Jamaica, gravando No Woman, No Cry, que ganhou fama internacional com o selo Island Records, em 1971.

Teve quatro filhos, do total de doze, com Rita Marley, que passou a cantar com eles após os sucessos internacionais, sendo que dois de seus filhos continuaram o legado musical de seu pai com a banda Melody Makers enquanto os outros dois, seguiram carreira musical. Em 1976, seu empresário Don Taylor foi baleado na residência do astro, dois dias antes de um show gratuito que estava sendo organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro Michael Manley, Marley apenas sofreu ferimentos leves no tórax e braço. Taylor foi internado em estado grave, mas recuperou-se e Rita Marley teve ferimentos na cabeça e também foi internada. O motivo para tal atentado, supõe-se que teve motivações políticas, já que o show foi visto como um gesto de apoio ao primeiro-ministro, embora a polícia nunca tenha encontrado os atiradores, comenta-se que pessoas desconhecidas, tenham feito justiça com as próprias mãos em cima dos agressores.

Em 1975, Bob Marley foi viver na Inglaterra e deixou a Jamaica, já que lá podia ter maior contado com gravadoras e gravou os álbuns Exodus e Kaya. Não deixando seus costumes, foi pego e preso pela posse de um cigarro de maconha. Sempre defensor e adepto do uso legal da substância. Em 1979, lançou outro álbum Survival, com a música, África Unite, o levando a tocar, como convidado, nas comemorações pela independência do Zimbabwe, em abril de 1980.

Influenciado por sua esposa Rita, passando a receber os ensinamentos de Mortimer Planno (da religião rastafári), serviu como missionário rasta fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente, sendo que suas ações e músicas, demonstram sua intenção, em divulgar a doutrina.

Devido à tradição da religião, não amputou um dedo do pé, que apresentava no começo, apenas uma não cicatrização de um machucado, mas depois descoberto como câncer de pele (melanoma maligno) em 1977. Esse câncer foi alastrando para o cérebro, pulmão e estomago. Mas devido a necessidade de tratamento, Bob Marley se converteu ao cristianismo, e quis passar os últimos dias de sua vida, em sua cidade natal, mas em função das complicações de saúde, foi para Miami e faleceu no hospital Cedars of Lebanon em 11 de maio de 1981.

Categoria: Música 4 comentários

Mais páginas sobre Bob Marley: Frases, História e Músicas

4 Comments

Comments
Jun 18, 2012
04:49

o homem fico para historia \z

Jun 18, 2012
04:51
#2 Bruninho Cavalheiro :

viva ou laro _\|/_

Nov 15, 2012
19:34
#3 aline :

bob marley ate eu morer

Dec 17, 2012
22:15
#4 larissa :

i
love you

Leave a Comment

Previous Post
«
Next Post
»
G-scale designed by Make Your Own Website In conjunction with Web Hosting   |   Watch Movies Online   |   Computer Repair