História da Primeira Guerra Mundial: Vídeo


Escrito por:Guilherme Tebaldi   @   10 April 2012 1 Comentários

 
primeira guerra mundialVários fatores desencadearam a Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918), sendo que um dos fatos mais relevantes foi à insatisfação da Itália e da Alemanha, que ficaram fora o processo de neocolonial, enquanto que França e Inglaterra exploravam diversas colônias, que eram ricas em matérias primas e com um mercado consumidor bastante rico, além de várias feridas deixadas no século anterior por essas nações.

Essa ferida do século anterior, foi a forte concorrência comercial pela disputa pelo mercado consumidor, entre os paises europeus, ao mesmo tempo que esses paises também corriam para se protegerem, ou atacarem, se fosse esse o caso.

Portanto, essa corrida armamentista, gerou uma apreensão generalizada, aonde um pais tentava se armar mais do que o outro, criando um clima de muita rivalidade entre todos os paises europeus, principalmente entre a França, que perdeu no século XIX a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha. Era uma questão de momento para a França se vingar, pois o revanchismo francês estava no ar, pronto para retomar essa região rica perdida.

mapa primeira guerraAs alianças então começaram a surgir  desde o final do século XIX, de um lado a Tríplice Aliança, em 1882, formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915) e de outro lado a Tríplice Entente, em 1907, por França, Rússia e Reino Unido. A ajuda brasileira ficou limitada a envio de enfermeiros e medicamentos para o campo de batalha para os paises da Tríplice Entente, além de um grupo de aviadores do Exército (que foram integrados à Força Aérea Real Britânica) e da Marinha (uma divisão naval com a incumbência de patrulhar a costa noroeste da África a partir de Dakar e o Mediterrâneo desde o estreito de Gibraltar), evitando a ação de submarinos inimigos.

Nos combates da Primeira Grande Guerra Mundial, a utilização de novas tecnologias bélicas, como tanques de guerra e aviões, dava-se em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na história, no ar, mas as batalhas foram desenvolvidas em sua maior parte em trincheiras e fortificações, no qual os soldados lutavam para conquistar pequenos territórios e lutavam também com as doenças e a fome, esses guerreiros tiveram que passar por esses momentos difíceis, por centenas de dias.

primeira guerraDevido a acordos comerciais a defender, o EUA entrou para a Tríplice Entente, fato este que marcou a vitória da Entente, terminado o conflito e os paises da Aliança, assinaram a rendição juntamente com o Tratado de Versalhes que impunham restrições e punições, embora isso tenha refletido para a Alemanha iniciar a Segunda Guerra Mundial.

Confira um pouco dessa história em vídeo:

Categoria: Dicas , Publico 1 comentários

Mais páginas sobre História da Primeira Guerra Mundial: Vídeo

1 Comments

Comments
Jul 30, 2012
22:46
#1 Armando António Fernandes Ala :

Disciplina e educação em toras areas da cultura Mundial.

Leave a Comment

Previous Post
«
Next Post
»
G-scale designed by Make Your Own Website In conjunction with Web Hosting   |   Watch Movies Online   |   Computer Repair